here we go!

I'm back again!
Primeiro no blog das meninas de lá: http://www.asmeninasdela.blogspot.com/. Postei depois de um inspirado aniversário, uma festa de arromba e um pedido vindo de um querido leitor. Claro que ele frequenta o blog por conta de uma menina de lá em especial, a mais doce delas talvez. Mas, de rebarba, sempre acaba deixando uns comentários nos posts que escrevemos, e por isso devo agradecer. Incentivo nunca é demais. Thanks Bruno!
_____________________________________________________

Well, e agora aqui, no meuuuu free space de associações livres. Queria muito que todos ficassem a par da mais divertida das polêmicas da cultura brasileira. Caetano Veloso X a "crítica musical paulixtana".

Gente, eu adoro Caetano, algumas músicas dele fazem parte da minha vida, não tem como eu ouvir e não gostar. Inclusive o último álbum, o Cê. Mas que ele é arrogante pacaraleo isso ele é. Fiquei sabendo da polêmica na semana passado, quando li na Folha Online, entre as matérias mais lidas: "Caetano diz que crítica de show é provinciana." A matéria se referia à fúria de Caetano diante de duas críticas de seu show com Roberto Carlos em São Paulo. Críticas escritas pelo Jotabê Medeiros (Estado de S. Paulo) e pela Sylvia Colombo ( Folha de S. Paulo).

Na hora me interessei; faz tanto tempo que a crítica de arte, e muito menos a crítica de música não era debatida fora das salas de aula dos cursos de jornalismo! Lá vamos nós....Bem, qual não foi minha decepção quando vi que Caetano, para rebater as críticas, chamou Sylvia Colombo e Jotabê Medeiros "de boba da Folha e o burro do Estadão" no seu blog http://www.obraemprogresso.com.br/.

Que raios de debate!!!

Tudo começou porque nem um nem outro, por motivos diversos, gostaram do show, promovido pelo banco Itaú em homenagem a Bossa Nova.

Assumo que gostei bastante do começo do texto da Sylvia Colombo:

"Celebridades loucas para aparecer, fotógrafos emperrando a passagem, portões que não abrem, artistas que se atrasam, excesso de convidados, inserções abusivas de agradecimentos a patrocinadores, desrespeito ao público em geral.

Duas coisas marcaram o aniversário de 50 anos da bossa nova. A que preponderou até aqui foi, certamente, esse frenesi coletivo pelo bochicho nos eventos de comemoração. "

Ela continua o texto dizendo que o show foi modorrento e sem improvisos, entre outras coisas(que incluem elogios também). Como eu não estava presente, não posso argumentar, mas do inicio do texto eu só tenho a concordar. Só o fato de terem sido apresentações únicas, a preços absurdos, patrocinados pelo banco com maior lucro no País já me deixa bastante revoltada. Bossa Nova é ou não é patrimônio cultural do País? Porque só alguns podem ter acesso? Porque não fizeram um show ao ar livre no Parque do Ibirapuera? Dinheiro para isso eles têm, de sobra. E esse frenesi coletivo, esse bando de convidados ilustres, só me faz pensar que mais do que um show, isso foi mesmo um espetáculo, obra de nossos tempos espetaculares. Leiam o texto da Sylvia Colombo na íntegra neste link: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u439149.shtml

Well, gosto muito do Jotabê, admiro ele por todo seu conhecimento, não só musical, como de poesia, política e de várias outras coisas. Leio sempre o blog dele e nunca deixo de aprender e dar risada com seus sarcasmos, como quando se refere ao Kassab como "Prefeito Patolino".
Na primeira vez que li sua crítica da Bossa, dei muita risada, porque ele pegou pesado!
Só agora, lendo novamente sua crítica, achei que ele pegou pesado demais. Me parece um certo ranço com a Bossa Nova e tudo que a cerca...mas, posso estar enganada. Como sou jornalista e tenho amigos da mesma espécie, sei que existe uma pré-disposição em não gostar de Caetano Veloso e Bossa Nova. Talvez não seja esse o caso do Jota, já que ele nunca me pareceu ser do tipo que fala mal por falar. Digam vocês o que acham. O texto do Jota está neste link: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080827/not_imp231284,0.php

Caetano continuou em seu blog a polêmica e comenta, em post datado de 30 de agosto, o texto do Jotabê, parágrafo por parágrafo. Cara, como essa discussão podia ter sido bem mais aproveitada, não fossem os egos desvalidos. Ao invés de ficar putinho e ficar dizendo que o Jotabê escreve vírgulas demais, Caetano poderia ter ido mais a fundo nas questões estéticas e artísticas.
Ele até faz isso em alguns comentários, são os melhores. Isso não deveria ter sido encarado como uma rinha pessoal, quem sabe mais, quem é melhor. Usar prestígio para humilhar as pessoas é uma das coisas mais baixas que alguém pode fazer.

O Jotabê, com todo direito que tem, se defende no blog dele http://medeirosjotabe.blogspot.com/.

Leiam e me digam o que acharam!!!

1 comentários:

Fatiminha disse...

Ai meu beim...eu não suporto o Cae...nem com toda a bagagem nostálgica que todos carregamos do tropicalismo e de alguns outros momentos em que ele foi figura imperativa... acho ele um saco...um grosso... um banans de pijamas merrrmo.
Besitos querida
Fatiminha