entrelinhas


Juro que buscava não pensar no momento em que vivia, e mergulhar na história de amor de André Gorz e sua Dorine. No conto de fadas da vida real, que como já disse (e provou em seus filmes!) E.Coutinho, pode ser mil vezes mais interessante que a ficção, duas pessoas são sim capazes de serem casadas por 60 anos e ainda assim se amarem e se desejarem tanto, que "nós desejaríamos não sobreviver um à morte do outro. Dissemo-nos sempre, por impossível que seja, que, se tívessemos uma segunda vida, iríamos querer passá-la juntos."

E enquanto me envolvia na história de um amor, lendo "Carta a D.", que Gorz escreveu a ela já no fim da vida, me deparei com uma digressão do intelectual francês sobre si próprio que encaixou-se mais que perfeitamente em mim.

" a vontade de não ser Nada se confunde com a de ser Tudo. É preciso aceitar ser finito: estar aqui e em nenhum outro lugar, agora e não sempre ou nunca [...]; ter apenas esta vida."


Tão simples de ler, mas dificil de viver! Ainda mais para quem, como eu, nasceu apostando corrida com a vida, sempre preocupada em absorver tudo e um pouco mais...tirar o pé do acelerador é mais que necessário, e parece que só mesmo um dia após o outro.

OBS: Carta a D. foi escrito por Gorz um ano antes de ambos cometerem suícidio. Romeu e Julieta? Vida real.

O livro, traduzido para o português, é da Cosac: http://www.cosacnaify.com.br/noticias/extra/gorz/

2 comentários:

Cissa F disse...

vc tem esse livro? traduzido?? ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
eu acho a história deles lindaaaa

Ana Elisa Faria disse...

Ei, estamos de cara nova por aqui! Adorei, baby!

Geó, fiquei tão emocionada com seu recado no meu novo canto.

Ah, essas coisas da vida..."Beatriz" foi uma música que mexeu demais comigo e, por ter sido a senhora a "apresentadora" dela pra mim, meu carinho por você aumentou. Claro que não foi só por isso....some aqui vários momentos e conversas especiais.

Somos muito diferentes em certas coisas e ainda bem que soubemos lidar com isso. Agregamos ao invés de nos afastar.

Pois é, eu posso não te ver todos os dias, querida, mas você está comigo (de algum jeito) sempre.

Saudade!!!

Beijocas!

Ps: Geózis, eu vi que você indicou meu novo blog aqui (eba!!), mas acho que está com o link errado, pois quando fui retornar pra ele, não foi....vou deixá-lo aqui. Casa de Beatriz: http://casadebeatriz.blogspot.com/